Como fazer uma Tilápia no tacho?

Rancho Alegre do Oeste - Entrada

Tilápia no Tacho é o prato típico de Rancho Alegre do Oeste no Paraná. Segundo informação veiculada no site do Deputado Douglas Fabrício o prato foi idealizado pelos piscicultores Gilberto Alves Pereira e sua esposa Professor Veranice Tiburcio Pereira. A festa vem ganhando cada vez mais público no decorrer dos anos. Em março, um dia antes de abater a tilápia, é preciso retirá-la do açude e colocar em tanques de depuração. A carne precisa, também, ficar submersa no tempero para que o sabor seja dado. Só depois que é frita. É servida com um molho de shoyu com legumes e limão fatiado.

Conheça todos os pratos típicos de nossa região

Como fazer uma Tilápia no tacho?

Ingredientes

  • 800g de Tilápia eviscerada
  • Fubá
  • Molho Shoyo
  • Amido de milho (Maizena ou outra marca)
  • Legumes
  • Salmoura com água, limão rosa, gengibre ralado

Modo de preparo

Retira-se a Tilápia do açude com um dia de antecedência ao abatimento, colocando-as em tanques de depuração, em seguida faz-se a sangria, lavagem e evisceração completa, porém não é feito o descabeçamento. Após esses passos obtém-se um peixe inteiro, limpo e eviscerado, com a média de 800 gramas.

Após a limpeza faz-se 04 cortes rasos, em diagonal, em cada um dos lados do peixe. Em seguida faz se uma mistura de todos os ingredientes dos temperos ficando com uma composição seca onde este deve ser aplicados de forma uniforme sobre a tilápia na proporção de 50 gramas para cada peixe. Deixa a tilápia curtir no tempero seco por 40 minutos e em seguida prepare uma salmoura com água, limão rosa, gengibre ralado, acrescentando uma pequena porção de tempero seco, mergulhando a tilápia onde esta deve ficar submersa na calda por 30 minutos.

Decorrido este tempo, retira-se colocando-a para escorrer, onde em seguida passa no Fubá para posteriormente levar ao tacho para fritar. Enquanto prepara-se concomitantemente o molho de shoyo com legumes, onde leva ao fogo brando a Maizena dissolvida posteriormente na água, acompanhada do shoyo, do gengibre ralado e do açúcar. Vai mexendo até que o molho incorpore, para acrescentar em seguida os legumes já pré-cozidos, reservando-os. O tacho recomendado para a fritura é de 10 litros, contendo pelo menos 07 litros de óleo de soja bem quente.

Quando a Tilápia no processo de frituras apresentar um aspecto dourada e crocante de ambos os lados, retira-se do tacho colocando em travessas apropriadas onde esta tem como guarnição o molho de shoyo com Legumes reservados acompanhados de Limão fatiado, ficando pronta para ser servida ainda quente.

Conteúdo retirado de:

  • COMCAM- Pratos típicos da região
  • Roteiros da Comcam, material de divulgação dos pratos típicos regionais. Material gentilmente cedido por Rubens Moyano (Campo Mourão) e Cristina Veiga (Boa Esperança).

Nos ajude a melhorar este conteúdo

Tem alguma imagem legal do prato típico? Alguma história legal? Alguma sugestão de preparo? Já experimentou? O que achou? Conta pra gente!

Conta pra gente, o que você achou?

Ajude-nos a mostrar o que temos de melhor no Paraná! Siga-nos no Facebook @TrilhaseLugares e Instagram @trilhas_e_lugares Sugira, critique, participe! ;-)

Conta pra gente, o que você achou? ;-)