Como fazer um Leitão Maturado?

Parque Ecológico de Goioerê

Foto em destaque: Parque Ecológico de Goioerê. Saiba mais sobre o parque

O leitão maturado é o prato típico de Goioerê. Essa iguaria leva cerca de quatro dias de preparo, até a maturação. Só depois é assado para ser servido com salada de soja, farofa ou cuscuz. Outro fator interessante é ser feito com animal do tipo “Light”, que possui pouca gordura e pode ser assado com a pele, o que dá melhor aparência. A festa onde o prato é servido acontece em junho.

Como fazer um delicioso Leitão Maturado?

Ingredientes

  • 1 leitão “tipo carne” (leitão light), com peso bruto, vivo, nunca superior a 40 kg

Temperos – 10kg de carne

  • 220 g de Sal refinado
  • 10 g de Sal de cura
  • 1 colher (chá) rasa de noz-moscada
  • 1 colher (sopa) rasa de açúcar
  • Pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Leitão maturado - GoioerêLimpe o leitão, retire a cabeça e os pés e desosse. Pode ser inteiro ou em partes, trabalhando a carne para que fique com espessura igual e em mantas. É necessário que o animal seja do tipo “light”, porque esse tipo de suíno possui pouquíssima gordura e com isso a carne pode ser assada com a pele, dando melhor aparência, além do que a pele é bastante apreciada.

Desossado o leitão, aplique manualmente o tempero a seco, de maneira uniforme e em ambos os lados. Após temperado, acondicione a carne em bandejas plásticas apropriadas para guardar alimentos e leve para conservação em geladeira por um prazo entre 3 e 4 dias.

Durante esse período, vire a carne duas vezes por dia, passando a parte de cima para baixo. Não se deve jogar o caldo que vai se formando no fundo da vasilha, e sim retirá-lo ao virar a carne e regá-la novamente com ele. Após 4 dias de maturação, asse em churrasqueira com fogo brando e sirva.

Acompanhamento: Salada de soja, farofa ou cuscuz.

Conteúdo retirado de:

  • Receita retirada de Jornal do Interior
  • Roteiros da Comcam, material de divulgação dos pratos típicos regionais. Material gentilmente cedido por Rubens Moyano (Campo Mourão) e Cristina Veiga (Boa Esperança

Nos ajude a melhorar este conteúdo

Tem alguma imagem legal do prato típico? Alguma história legal? Alguma sugestão de preparo? Já experimentou? O que achou? Conta pra gente!

Conta pra gente, o que você achou?

Ajude-nos a mostrar o que temos de melhor no Paraná!
Siga-nos no Facebook @TrilhaseLugares e Instagram @trilhas_e_lugares
Sugira, critique, participe!
;-)