Como fazer um delicioso Pernil à Pururuca?

Pernil a pururuca- farol

Pernil a pururuca-Prato típico de Farol– Foto: Sérgio Silva (Assessor Imprensa de Farol)

O Pernil a Pururuca é o prato típico de Farol. Um dos mais deliciosos pratos de nossa região. Sua origem está ligada aos pioneiros que, na tarefa de colonizar as terras férteis da antiga “Vila Afonso Botelho”, chamada popularmente de Pinhalão (hoje Farol), dedicaram-se de imediato à agricultura e à pecuária. As festa está prevista para 3 de setembro, será acompanhada de um show musical ainda não definido e será divulgado também na Argentina segundo a assessoria de imprensa do município.

Na década de 1940 os colonizadores tomavam os caminhos de Ponta Grossa ou Guarapuava, para comercializarem suas “safras de porcos”. Era costume nas longas viagens, o sacrifício de alguns animais, para alimentação dos viajantes. O porco sacrificado era frito em sua própria gordura e, posteriormente, colocado em latas, para conservação na banha do animal abatido. Embasados nesta prática, hoje parte da memória histórica de Farol, a Administração Municipal, após consulta a inúmeros pioneiros, conhecendo a opinião dos mesmos para a definição do prato típico local, achou por bem homenageá-los, com a elaboração de um prato à base de carne de porco, o Pernil à Pururuca. A receita oficial para o preparo do Pernil à Pururuca foi escolhida através de concurso, promovido pela Administração Municipal – Departamento de Educação Cultura, Esportes e Turismo, no ano de 2000. Os provadores foram os próprios pioneiros, especialmente convidados para um jantar, organizado em sua homenagem. A Festa do Pernil à Pururuca, realizada no mês de setembro, é uma homenagem do município aos seus pioneiros, também Ingredientes chamados safristas.

Fonte: Culinária Paranaense (Cadernos Paraná da Gente)

Pernil a pururuca-Prato típico de Farol- Foto: Sérgio Silva (Assessor Imprensa de Farol)
Pernil a pururuca-Prato típico de Farol- Foto: Sérgio Silva (Assessor Imprensa de Farol)

Como fazer um Pernil a Pururuca?

Saiba mais sobre o Pernil a Pururuca

Conheça nossos pratos típicos

Ingredientes

  • 1 Pernil de porco
  • Alho
  • vinagre de vinho
  • sálvia
  • rosmarin (espécie de Alecrim)
  • hortelã
  • cenoura
  • bacon
  • cebola branca
  • salsa
  • cebola verde
  • sal

Modo de preparo

Mergulhe o pernil em molho de água e cebola, por aproximadamente uma hora.
Amasse misturando o alho, sal, sálvia, rosmarin, hortelã, vinagre de vinho, transformando em pasta, deixando repousar por cerca de uma hora.
Corte a cebola branca, acrescentando tempero verde e sal, juntando ao molho.
Divida a cenoura em oito partes.
Corte o Bacon em cubos.
Perfure o pernil diagonalmente, salgando, colocando temperos, bacon e cenoura.
Asse em forno brando. Aqueça o óleo.
Após ter assado o pernil, jogue o óleo sobre ele, retornando ao forno por por 15 minutos, para enxugar.
Acompanhamentos:  Feijão safrista, arroz branco e couve à Paraná.

Feijão Safrista

 

Ingredientes:  Toucinho defumado, costela de porco crua e defumada, bacon, torresmo de porco, charque, feijão, farinha de milho (biju), alho, salsa, cebolinha e louro.

Modo de Preparar:  Cozinhe o feijão, deixando-o macio e inteiro. Escorra toda a água e reserve. Frite a costela de porco crua e a costela defumada. Frite o bacon e o torresmo, deixando-os crocantes e reserve. Frite juntos cebola, alho e feijão, acrescentando os ingredientes, em seguida, a farinha. Após, retire do fogo, colocando por último o torresmo e o bacon.

Couve à Paraná

Ingredientes: Couve, banha de porco, alho, cebola branca, cebolinha, salsa e sal.

Modo de Preparar:  Frite a cebola e o alho, acrescentando-se a couve juntamente com o sal, abafe o recipiente e desligue o fogo.

 

Fonte: Site da prefeitura de Farol. Acesso em: 22 mai 2017. Agradecimento especial a Sérgio Silva (Assessor de Imprensa do município) que colaborou com as imagens e melhoria do conteúdo. Muito obrigado!

E você?

Vai participar da festa? Já participou? O que achou? Quais as expectativas para esse ano? Conta pra gente! Participe em nossa página no Facebook e Instagram 😉

 

Conta pra gente, o que você achou?

Ajude-nos a mostrar o que temos de melhor no Paraná! Siga-nos no Facebook @TrilhaseLugares e Instagram @trilhas_e_lugares Sugira, critique, participe! ;-)