Visite a Casa da memória em Juranda

Casa da memória em Juranda

Juranda, município a cerca de 70 km de Campo Mourão e 45km de Goioerê, arrumou um jeito diferente de manter seus registros históricos. Dentro do terminal rodoviário, na área central da cidade, encontramos um pequeno acervo com imagens e objetos que retratam o passado do município. O local é chamado de casa da memória e procura resgatar parte da história do município.

Como Juranda se desenvolveu?

Segundo relatos históricos, o início do desenvolvimento do núcleo populacional foi a partir de meados da década de 1950 com a vinda de populações próximas aos rios (mineiros, paulistas, nordestinos e europeus). Anos mais tarde a ação da colonizadora e imobiliária Szaferman Ltda,  que adquiriu 4 mil alqueires de terra, iniciou o loteamento e povoamento mais acentuado na localidade. Em 16/12/1981 Juranda se tornou município (emancipação). Todos os períodos de transformação do povoado em município são retratados em fotos e utensílios e artefatos que fazem com que idosos se sintam em tempos passados e aguçam a imaginação das gerações mais novas.

Como chegar?

E você?

Conta pra gente, o que achou da casa da memória? Já conhecia? O que você mais gosta de Juranda? Participe de nossa página e nos ajude a mostrar os melhores roteiros da região de Campo Mourão!

Conta pra gente, o que você achou?

Ajude-nos a mostrar o que temos de melhor no Paraná! Siga-nos no Facebook @TrilhaseLugares e Instagram @trilhas_e_lugares Sugira, critique, participe! ;-)