10 lugares para você ir no feriadão de Tiradentes

Foz do Iguaçú cataratas

Chegou mais um feriadão e você não pode ficar parado em casa. Por isso, separamos uma lista com 10 lugares no interior do Paraná que valem a pena conhecer em família. A maioria deles ainda são pouco conhecidos porém bastante visitados. Confira nossa lista e diga se concorda! 😉

1 – Aquário Municipal Dr. Romolo Martinelli

Toledo

É um espaço construído a partir da estrutura de uma concha acústica.  No local há um aquário marinho onde abriga espécies de peixes exóticos e diversos corais. Ao todos estão expostos mais de 60 espécies, originárias das bacias hidrográficas dos rios Paraná, Iguaçu e Amazonas. Cascudos, lambaris, dourados, matrinxãs, pintados, mandis, arraias e barbados são algumas espécies presentes no Aquário Municipal.

Desde a sua inauguração, em 8 de dezembro de 2007, o Aquário Municipal vem recebendo visitantes do Paraná, de outros estados e até de outros países.

  • Quando ir?  Terça-feira a domingo – das 10h às 12h; das 14h às 16h e das 18h às 20h.
  • Custo: Gratuito
  • Contato: 3055-8795 ou 3277-3726 | E-mail: aquario@toledo.pr.gov.br
  • Como chegar?



2 – Parque do Japão

Maringá

O Parque do Japão é de longe o mais belo parque da cidade canção. ( Não somos apenas nós que estamos dizendo isso).  Cercado por uma vegetação e gramado cuidado milimetricamente, conta com lanchonete, áreas de lazer, estacionamento e uma paisagem incrível que aguça a criatividade de fotógrafos de várias partes do país.

  • Quando ir?  Terça-feira à domingo, das 09h00 às 17h00
  • Custo: Gratuito
  • Contato: (44) 3034-0403
  • Como chegar?

3 – Parque Municipal Danilo Galafassi

Cascavel

O Parque Municipal “Danilo Galafassi” foi criado em 1976, contando com uma área de 17,91 hectares, com intuito principal de preservar as nascentes do Rio Cascavel, conservou araucárias e outras árvores nativas. O Parque conta com um zoológico Municipal e Museu de História Natural.

  • Quando ir? Terça a domingo, inclusive feriados: 8 às 17h30
  • Custo: Gratuito
  • Endereço: R. Fortunato Beber, 2307 – Região do Lago 02 – Como chegar?

Cobra nasce com duas cabeças no zoológico de Cascavel (G1)

4 – Roteiros em Foz do Iguaçu

Quem vai a Foz, além é claro das Cataratas do Iguaçu, pode conhecer a Itaipu, templo budista, parque das aves e os vários parques urbanos distribuídos pela cidade. Não é a toa que Foz é um dos destinos mais visitados do Brasil, possui ampla infraestrutura, pessoas capacitadas e roteiros de tirar o fôlego \o/.

Foz do Iguaçú cataratas


5 – Parque Estadual Vila Velha

Ponta Grossa

O Parque Estadual Vila Velha foi criado em outubro de 1953, abrangendo uma área de 3.122 ha , em Ponta Grossa. O Parque disponibiliza duas opções de trilhas: Lagoa Dourada e Furnas ou a trilha dos Arenitos.

Parque Estadual de Vila Velha localizado no município de Ponta Grossa, região dos Campos Gerais.//foto Denis Ferreira Netto.
Parque Estadual de Vila Velha localizado no município de Ponta Grossa, região dos Campos Gerais.//foto Denis Ferreira Netto (Divulgação/ Governo do Estado do Paraná).

Como chegar? BR-376, km 515 – Jardim Vila Velha, Ponta Grossa – Paraná.
Quando ir? Sextas, sábados e domingos das 8h30 às 17h30, com entrada permitida até 15h30.
Custo: R$ 10 para Arenitos e R$ 8 para Lagoa Dourada e Furnas
Importante: Meia entrada para estudantes brasileiros mediante apresentação de carteirinha, funcionário público, doadores de sangue e moradores de Ponta Grossa com apresentação de comprovante de residência. Menores de 6 anos e acima de 60 não pagam.
Contato: pevilavelha@iap.pr.gov.br

6 – Parque Estadual Lago Azul

Campo Mourão

Um dos melhores lugares para se ir em família em fins de semana, o parque é ainda pouco conhecido até mesmo pelo pessoal de Campo Mourão e Luiziana que mora ali pertinho. Para o visitante existem duas opções de trilha, a Peroba (3.850m) e a Aventura (3.200m).

Parque Estadual Lago Azul

Segundo o guia Paulo (acadêmico do curso de turismo e meio ambiente da UNESPAR) geralmente nos dias de semana é mais frequente a visita com grupos organizados (escolas, faculdades, etc) enquanto que nos sábados e domingos as famílias e grupos de amigos são a maioria. A trilha aventura só é liberada para maiores de 14 anos e em dias secos, que é quando o trajeto não oferece riscos a segurança dos visitantes. Em dias de chuva e alguns dias posteriores a ela, por exemplo, fica proibido a visitação nesta trilha pelo fato dela estar escorregadia. Apesar de ser quase a mesma distância (apenas 650m a mais) a Peroba tem um percurso mais suave passando por trilhas em meio a mata, áreas abertas, resquícios de cerrado, uma pequena cachoeira, um grande lago e viveiro de mudas.

Saiba mais sobre o Parque Estadual Lago Azul

Parque Estadual Lago Azul Campo Mourão

7 – Pousadas e resort’s da região

Os lugares mais frequentados em nossa região são a Pousada Parque das Gabirobas, Hotel Fazenda Água Azul, A Fazendinha, Hotel o Recanto e o Resort de luxo Termas de Jurema. Nos últimos anos vários empreendedores rurais estão abrindo espaço para os turistas. Se destacam na região o Recanto Raio de Sol, Fazenda Santa Helena em Mamborê, Pousada Sitio São José em Quinta do Sol e outros vários que estão se consolidando no turismo rural regional.

Pousada Parque das Gabirobas

8 – Pesqueiros

Nossa região é rica em rios (Piquiri, Ivaí, Cantu, Tricolor, 119, do Campo, Formoso, Várzea e outros), cachoeiras e pesqueiros. Os pesqueiros mais visitados são o Belini (Campo Mourão), Lago Azul (Goioerê), Arcanjo (Ubiratã), Recanto do Lago(Campina da Lagoa), do Rael (Campina da Lagoa), Nossa Senhora Aparecida (Mamborê), Pantanal (Terra Boa).

Pesqueiro Nossa Senhora Aparecida

-> Saiba mais sobre os pesqueiros em nossa região.



9 – Parques urbanos

Parece clichê, mas os parques municipais são bons lugares para se visitar nos fins de tarde, jogar um papo fora e ainda fazer alguns exercícios. Os parques mais visitados de nossa região são o Parque do lago de Campo Mourão, Ubiratã, Boa Esperança e Mamborê. Um dos que na nossa opinião merece melhorias devido ao imenso potencial é o Parque Ecológico de Goioerê (foto abaixo). O parque possui trilhas, algumas espécies animais e várias plantas, porém carece de estacionamento, iluminação e identificação da entrada (acesso). Apesar destes pontos negativos o local merece ser visitado e tem tudo pra ser o melhor parque municipal da região.

Parque Ecológico de Goioerê

Saiba mais sobre alguns parques de nossa região

10 – Roteiros em Tibagi

Tibagi está surpreendendo nos últimos anos em atrativos turísticos. Certamente quem aproveitar para conhecer seus belos roteiros agora vai conseguir preços muito atrativos. Aproveite enquanto ainda esta barato! Saiba mais sobre os roteiros de Tibagi  no site Parada do Guartelá e Facebook Freddy Guartelá.

Salto da Cotia- Foto: Fredy Guartelá
Salto da Cotia- Foto gentilmente cedida por: Fredy Guartelá

E você?

Qual roteiro você acredita ser imperdível para um feriadão prolongado? Conta pra gente! Ajude-nos a montar uma nova lista para os próximos feriados de 2017.

  • 1º de maio (segunda): Dia do Trabalho
  • 15 de junho (quinta): Corpus Christi
  • 7 de setembro (quinta): Independência do Brasil
  • 12 de outubro (quinta): Nossa Senhora Aparecida
  • 28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
  • 2 de novembro (quinta): Finados
  • 15 de novembro (quarta): Proclamação da República
  • 25 de dezembro (segunda): Natal

Siga nosso Facebook  Instagram e fique por dentro das dicas e novidades do trilhaselugares.com 🙂

Conta pra gente, o que você achou?

Ajude-nos a mostrar o que temos de melhor no Paraná!
Siga-nos no Facebook @TrilhaseLugares e Instagram @trilhas_e_lugares
Sugira, critique, participe!
;-)